Perguntas frequentes

 

Devo consultar um psiquiatra ou um psicólogo?

 

Um psiquiatra é um médico que se especializou no diagnóstico, tratamento e prevenção em Saúde Mental. Um psicólogo, não é médico, é licenciado em Psicologia e, como tal, não pode medicar.

 

Um psiquiatra é o profissional de saúde mental mais qualificado para distinguir entre causas físicas e psicológicas de doenças físicas e mentais e para reconhecer o sofrimento emocional nas suas diversas manifestações (somáticas e/ ou emocionais).

 

O psiquiatra pode medicar e propôr psicoterapia. Uma psicoterapia poderá ser feita por um psiquiatra ou um psicólogo desde que tenham formação especializada pós-graduada em psicoterapia.

 

 

 

Devo consultar um psiquiatra ou um neurologista?

 

Um Neurologista, assim como um Psiquiatra é um médico (licenciatura em Medicina). O Neurologista fez uma especialização em Neurologia enquanto o Psiquiatra a fez em Psiquiatria e Saúde Mental.

 

São do âmbito da neurologia as doenças orgânicas, com substrato físico comprovado que envolvem o sistema nervoso central e periférico. Neoplasias, doenças degenerativas, epilepsia, paralisias, etc.

 

As doenças com alterações funcionais (isto é, sem alteração comprovada de substrato anatómico, são do âmbito da psiquiatria).

 

Assim depressões, ansiedade, fobias, obsessões, distúrbios de adaptação, distúrbios do humor, da personalidade, distúrbios psicóticos (ex. esquizofrenia) são do âmbito da psiquiatria.

 

Existe a tendência para recorrer ao Neurologista por depressão e ansiedade ao invés de recorrer ao Psiquiatra (que seria o especialista mais adequado por melhor dominar o diagnóstico e tratamento destas situações) devido ao receio de estigma ainda associado à consulta com um psiquiatra.

 

Clínica de Montes Claros | Estádio Cidade de Coimbra | Rua Dom Manuel I, 8 | 3030-320 COIMBRA

Tel: 239 826 726 | Email: jrelvas@netcabo.pthttp://drjoaorelvas.pt